06/05/2013

Circuito de Xadrez Escolar realiza 2ª etapa com sucesso em Campina da Lagoa


O município de Campina da Lagoa sediou no domingo, 05, a 2ª etapa do Circuito de Xadrez Escolar dos Núcleos de Educação de Campo Mourão e Goioerê. O evento reuniu centenas de alunos de escolas Municipais, Estaduais e Particulares de toda a região. Campina da Lagoa teve a honra de inaugurar nesta 2ª etapa uma nova categoria, a ACD, que reuniu alunos das Apaes. A parceria entre os Núcleos de Campo Mourão e Goioerê vem rendendo bons frutos. A cada etapa aparecem novos alunos dos mais diversos estabelecimentos de ensino. Nesta etapa debutaram os municípios de Ubiratã e Mariluz, pertencentes ao NRE de Goioerê. De acordo com o professor Jair Lençone, que representou o chefe do NRE de Campo Mourão, José Bardini, a Comcam sempre foi uma região muito unida e não seria diferente em se tratando de educação. “O Circuito de Xadrez é uma competição que está dando certo, e a união dos dois Núcleos reforça e consolida o trabalho realizado pelos professores em cada município. Os atletas precisam de competições e é isso que o Circuito proporciona: aprender e aperfeiçoar a prática do xadrez por meio de campeonatos como este”, encerrou.
Uma das idealizadoras do Circuito de Xadrez, professora Silvana Casali , explicou que a inclusão da categoria ACD, foi um pedido dos professores que trabalham com o xadrez nas Apaes. “Estamos muito felizes com os resultados alcançados nas diversas categorias que temos, o xadrez desenvolve a memória, a concentração e o raciocínio lógico, além de estimular o aprendizado da criança e adolescente, por isso temos interesse em ampliar o acesso ao Circuito para toda a região”, enfatiza Silvana.
De acordo com a professora Silvana Casali, o Circuito agora entra numa espécie de “stand by” para que os alunos participem dos Jogos Escolares do Estado, retornando em agosto com a realização da 3ª etapa, que será sediada em Campo Mourão.
A classificação e as fotos do evento podem ser encontradas no endereço: www.xadreznrecm.blogspot.com.
(Colaboração: Juliana Sena)