24/04/2014

Comando Estadual de Greve se reúne neste sábado (26), em Curitiba

Foram cinco longas horas de reunião entre a comissão de negociação da APP-Sindicato e o governo estadual, realizada nesta quinta-feira (24), na sede da Secretaria Estadual de Administração e Previdência. Uma primeira reunião, com a presença do governador, foi realizada no primeiro dia da greve (23). Mais uma vez, as reivindicações da greve geral da Educação foram intensamente debatidas. O governo apresentou uma proposta inicial, esta, por exemplo, previa a implantação da hora-atividade apenas em 2015. Proposta que foi refutada de forma veemente pelos dirigentes do sindicato.

Após um longo debate sobre os vários itens, o governo solicitou um intervalo, para uma conversa com o governador, e apresentou uma proposta reformulada, que foi submetida a um novo debate. Eis os itens apresentados:
1) Hora-atividade - Pagamento em dinheiro da diferença de 0,67 de hora de trabalho a partir de agosto de 2014 e implementação na jornada no início do ano letivo de 2015.


2) Auxílio-transporte - Suspensão do corte imposto aos(às) educadores(as) em licença médica.


3) Pagamento das promoções e progressões para professores(as) e funcionários(as) – Parcelamento do pagamento em dez vezes, a partir da folha de maio.


4) Funcionários(as) – Aumento do valor do auxílio-transporte dos funcionários do QFEB. Será acrescido de um valor, de aproximadamente R$ 88,00, para alcançar o valor do auxílio-transporte do um cargo de professor(a) de 20 horas.


5)  Funcionários(as) – Encaminhamento, junto com a Lei da Data-base, da garantia de que nenhum(a) funcionário(a) público(a) tenha o salário-base inferior ao valor do Salário Mínimo Regional. Além disso, o governo assegurou o pagamento da data-base, em maio, em parcela única.



Apesar da forte reação contrária dos dirigentes da APP, com relação a posição do governo sobre o Piso Nacional, este reafirmou que com o reajuste da data-base, em seu entendimento, o Estado chegará ao valor do PSPN. 

Outros temas foram debatidos e questionados a exaustão pelos dirigentes sindicais. No entanto, não houve proposta concreta para, por exemplo, alteração dos contratos PSS, concurso público, hora-aula para a Educação Especial, enquadramento dos aposentados no Nível II, saúde, entre outros. O governo se comprometeu em manter os debates com a APP para discutir estes e os outros pontos da greve.


A direção da entidade afirmou aos representantes do governo que a proposta apresentada ainda é insuficiente, pois não atende reivindicações importantes, mas o sindicato irá submetê-la a avaliação do Comando Estadual de Greve, bem como da categoria.

Agora, a direção da APP está convocando o Comando de Greve Estadual para analisar, neste sábado (26), a proposta do governo e avaliar a convocação da assembleia geral da categoria.

A greve continua – A apresentação da proposta do governo, mesmo que insuficiente, é um sinal da importância e da força da greve geral da Educação. 

Amanhã, dia 25, a greve continua com mais força ainda. A direção estadual orienta a continuidade das visitas dos comandos de greve àquelas escolas que ainda não aderiram ao movimento.

Nossa adesão, hoje, supera 75% das escolas. Podemos ampliar ainda mais este número. O acampamento em frente ao Palácio Iguaçu continua, inclusive com a realização de um Seminário Estadual dos(as) Funcionários(as). Além disso, durante o dia de hoje (24), o acampamento recebeu um reforço espontâneo de dezenas de educadores(as), que dormirão no local.

Fonte: APP Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem!