30/08/2014

Hoje tem cinema com entrada gratuita em Maringá

Projeto Um Outro Olhar apresenta o filme “Araya”


O projeto Um Outro Olhar exibe neste sábado (30), às 20 horas, o filme “Araya”, no Auditório Hélio Moreira (anexo Paço Municipal). A entrada é franca e a classificação de 16 anos. Produzido na Venezuela e França em 1959, a direção é de Margot Benacerraf. 

Criado em 2000, o projeto Um Outro Olhar tem a proposta da exibição de filmes clássicos, alternativos e contemporâneos de arte para a reflexão de inúmeras questões que fazem parte da condição humana. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Jornal O Diário, Maringá.com, Art Vídeo e patrocínio da Sociedade Médica e da Cocamar.

O coordenador do projeto Um Outro Olhar, Paulo Campagnolo, comenta a obra: “Um filme mítico esse ‘Arraya’. Muito falado e pouco visto, o filme esteve na competição oficial do Festival de Cannes em 1959, onde ganhou, empatado com ‘Hiroshima, Mon Amour’ de Alain Resnais, o Prêmio da Crítica Internacional. O filme acompanha a rotina (e essa palavra assume aqui dimensões metafísicas) de uma comunidade venezuelana em Arraya, lugar onde a única fonte de renda é o sal e o que vem do mar. Nada cresce no lugar e a miséria ‘vigia’ a vida das pessoas assim como o sol escaldante. Da falta de perspectivas, da aridez e das assustadoras pirâmides de sal, a diretora Margot Benacerraf extrai a beleza e a poesia – com planos magníficos, fotografia em preto & branco e denúncia política de um lugar esquecido onde o homem parece condenado a encarar o mito de Sísifo como única representação possível. Uma obra-prima esquecida do cinema.”

Fonte: Rede Social Facebook (Airton Donizete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem!