05/09/2014

Curso Filosofia da PUCPR Maringá promove evento para disseminar conhecimento sobre a cultura indígena

Diversas cidades do Paraná ainda convivem com grupos indígenas. Maringá é uma delas. A cidade, do norte do Estado, constantemente recebe índios de diversas tribos, principalmente da Kaingang, originária da Terra Indígena Ivaí, distante 180 quilômetros da Cidade Canção.


Sabendo disso, e com o objetivo de auxiliar a sociedade não-indígena a compreender melhor a vida destes povos, o Padre e Professor Leomar Antonio Montagna, coordenador do curso de Filosofia PUCPR Maringá, está organizando, em parceria com o Centro Acadêmico Fides et Ratio do Curso de Filosofia PUCPR-Maringá, e com Lia Veissid Sassone, acadêmica da UEM (Universidade Estadual de Maringá) em Ciências Sociais e estagiária da Associação Indiginista de Maringá - ASSINDI, o evento “PUC Pensa a Questão Indígena”, que acontece no auditório do Campus de Maringá no dia 05 de setembro (sexta-feira), às 09h30.
“Nossa expectativa como instituição de ensino é que, por meio de um maior conhecimento desta cultura seja possível ampliar a compreensão da condição dos povos indígenas de nossa região e assim colaborar para diminuir a discriminação”, explica o organizador do evento.
Para alcançar estes objetivos, a instituição convidou para palestrar Driéli da Silva Vieira, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, pesquisadora da questão indígena e antropóloga da Assindi – Associação Indigenista de Maringá.
“A conferencista irá falar sobre a condição indígena na região: hábitos, costumes e cultura, e, também, sobre estranhamento cultural, ilustrando com situações reais de seu cotidiano como antropóloga e colaboradora em uma ONG que dá assistência e media as relações entre Indígenas e sociedade local”, conclui.
Programe-se!
PUC Pensa a Questão Indígena

Quando? 05/09/2014 - 09h30
Onde? Auditório PUCPR campus Maringá/Aberto à comunidade

Fonte:  Márcia Medina 
Educação Básica
Disciplina de Arte
NRE - Maringá
(44) 32187131   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem!