09/10/2014

Sarandi comemora aniversário com Bolo e Desfile

A festa do aniversário de Sarandi terá inicio às 9 horas, deste domingo, 12 de outubro, na Praça dos Pioneiros na Avenida Maringá. A programação da festa será a seguinte: cerimonial de abertura, em seguida o desfile, depois será servido o bolo com refrigerante.  O desfile começa em frente da Agência do HSBC, na Avenida Maringá e segue por toda a extensão da via. Participam  alunos das escolas municipais, estaduais,alunos do Projeto Eu Cuido, atletas, Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Civil.

História
 Sarandi foi fundada pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, no dia 10 de maio de 1947, com a venda de lotes urbanos, mas as áreas rurais diversos moradores formavem as primeiras lavouras de café.
Os primeiros moradores que se estabeleceram com suas famílias em Sarandi foram:
Shigueaki Hayashi, Jiró Watanabe, Mário Morigi Watanabe, Irineu Gonçalves Aguiar, Antônio Ferreira, Antônio Volpato, Claudemiro Lanaro e Mesami Koga.
O nome Sarandi, segundo consta, origina-se de vocábulo indígena, com significação de terra pedregosa e infrutífera. Gentílico: sarandiense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Sarandi (ex-povoado), pela lei municipal nº 53, de 21-12-1954, subordinado ao município de Marialva. 
Em  14 de outubro de 1981, pela Lei n° 7502, Sarandi foi elevado à categoria de município. A instalação do Município ocorreu em 1 de fevereiro de 1983.
Sarandi é uma cidade hierarquizada e dividida em loteamentos, que dão origem aos bairros. A cidade também é dividida em regiões geográficas; são elas: Zona Norte (região ao norte da BR-376), Zona Sul (região ao sul da linha férrea) e Zona Central (região entre a rodovia e a linha férrea). Cada região de Sarandi possui comércio e prestação de serviços próprios, centralizados pela Zona Central, onde se encontra a maioria dos bancos e lojas. A maioria dos bairros de Sarandi vem sofrendo um grande processo de valorização em decorrência de obras de infraestrutura .
Atualmente, Sarandi possui os seguintes bairros:
ZONA NORTE
Alvamar,Alphaville,Bom Pastor,Estância Zaúna,Independência,Nova Independência,Novo Panorama,Ouro Verde, Panorama,Perimetral,Regente,Rio de Janeiro,São José,Universal,Universitário
ZONA CENTRAL:
Centro,Das Flores,Dom Bosco,Europa,Nova Aliança,Nova Paulista,Novo Centro,Parque Industrial,Primaverão,São Jorge,Verão.
ZONA SUL:
Ana Elisa,Bela Vista,Califórnia,Castelo,Cometa,Eco Valley,Esperança,Floresta,Itamaraty,Mauá,Monte Líbano,Monterey,Nova Sarandi,Novo Bertioga,Portal das TorresReal,Santana,São Pedro,Triângulo,Vale Azul,Vera Cruz.
Fonte: biblioteca do IBGE.
Enviado por: Assessoria de Comunicação de Sarandi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem!