17/12/2014

APMI DE SARANDI PARTICIPA DE EVENTO NA CHINA


                                                                                                                 
Rosária Sekua, Deise Krustra presidente da WFO e Vilma Serra diretora da UNAPMIF.

(Rosária Sekúa) Estive representando a APMI de Sarandi e a UNAPMIF, entidades que sou presidente, participando da Cúpula Mundial da Familia, em Zhuhai – China, ocorrido nos dias 2 a 4 de dezembro. Lá estavam representados 75 países de todos os continentes do planeta, representantes de entidades e governos.

As discussões giraram em torno do tema Famílias em equilíbrio: Construindo o futuro que queremos. Celebramos as conquistas dos ODM e demos as boas vindas ao Pós – 2015, desenvolvemos uma agenda e metas de sustentabilidades e celebramos o 20º aniversário do Ano Internacional da Família.

No dia 1º tivemos a abertura oficial com autoridades Chinesas  representantes da ONU e WFO, que apresentaram as metas  ODM atingidas , e compromisso com a nova agenda de desenvolvimento, discussões que tiveram continuidade na primeira mesa do dia com 11 ministros de países diferentes.

No dia 2 tivemos a mesa redonda de autoridades locais com o tema: Integrar uma perspectiva de família que é a base política para os serviços sociais no nível local e que  discutiu a extensão de qual serviço social centrado na família  pode contribuir para atenuar a pobreza e melhorar o bem-estar  de famílias em nível local. Houve também, mesa redonda de ONGs, com o tema: Trabalhando juntas na criação de um caminho para as famílias que o mundo quer; onde foi discutido o  papel das organizações da sociedade civil em apoio às famílias, políticas e programas em nível local e como envolver as comunidades para participar nas decisões que afetam suas vidas; reforçar as suas capacidades, para serem incluídos nos processos de desenvolvimento.

No dia 3 tivemos a sessão plenária que definiu um novo curso para a necessidade das famílias do mundo. A visão de uma agenda de desenvolvimento global pós-2015 baseando-se nos princípios da sustentabilidade que reconhece a dependência mútua de resultados econômicos, sociais e ambientais em uma atmosfera de paz e segurança. Também deve ser baseado em experiências locais e necessidades e adaptável a diversos contextos e recursos.

No dia 4 tivemos a oportunidade de conhecer projetos sociais chineses.  Foi uma experiência emocionante, conhecer um centro dia de idosos e um hospital com medicina alternativa , chás e massagens orientais, acupuntura etc.

Os objetivos de todos os participantes da cúpula é a criação de um mundo mais equitativo,  abordando a desigualdade,  a fim de que todos sejam protagonistas na sociedade, através de economia inclusiva, proteção social e participação no governo nacional e local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem!