28/01/2015

Tradição Gaúcha é trazida para Maringá e região através da dança

                           Foto do arquivo Pessoal de Alex Maringá (Agosto de 2014)

Alexandre José Rodrigues conhecido por (Alex Maringá) é professor de dança de salão ritmos gaúchos e bandas juntamente com sua esposa Rosane Schunck, curso que ministra desde 2013 em Maringá e região.

Ele tem trinta nove anos, nascido em 1975, é natural de Taquari-RS, Casado com Rosane Schunck (33 anos), nascida em 1981, natural de Sapiranga-RS. Eles têm dois filhos Maiara Schunck (10 anos) e Lucas Schunck (08) anos. 

Alex começou a dançar aos 22 anos, quando aprendeu com a sua irmã Nadir Rodrigues, na época sua família já moravam em Sapiranga-RS e ele morava sozinho com mais três amigos. Anteriormente a este período, o que gostava mesmo era de Rock, principalmente de Raul Seixas. Um desses amigos também foi ensinado a dançar pela sua irmã, que gostava de ir aos bailes.


Ela ensinou a dança em casa num sábado e no domingo ele já fora dançar no point da cidade (um local aberto todos os domingos à tarde), era o “Bailanta do Bento”. Hoje “não existe mais é um estacionamento no local”. O que ele aprendeu foi os passos (dois em um), o vanerão – uma vaneira mais ligeira.

Na época já namorava a sua atual esposa (Rosane Schunck) de quinze anos. Ela e toda sua família já tinham curso de danças gaúchas de salão ministrado na Paróquia, no bairro Vila Irma. A Paróquia promovia o baile e o professor cobrava pelo curso.

Quando Rosane Schunck resolveu fazer o segundo “curso de danças gaúchas de salão” ela convidou-o e eles fizeram o curso juntos.

Ele cita: “Eu era muito ruim de dança, eu queria que ela (se refere à Rosane Schunck- a prenda) conduzisse à dança, quando é o peão que tem que conduzir". No âmbito do movimento tradicionalista gaúcho, prenda é a mulher gaúcha que faz par com o peão (homem gaúcho).

Fizeram o curso “danças gaúchas de salão” completo no período de três meses com os professores Fernando e Maria no ano 2001. E tiveram baile de formatura com roupas à caráter. Na regra tradicionalista os vestidos das prendas não podem mostrar os seios, precisam cobrir os cotovelos e ir até os pés. O baile foi patrocinado pela Paróquia da cidade.


                                  Foto do arquivo pessoal de Alex Maringá (2001)

Após o curso de danças gaúchas de salão, fora em poucos bailes, pois trabalhava fora da cidade, pegava dois ônibus (ida e volta) e ainda estudava à noite. Ele conta “Não me sobrava muito tempo e ainda eu fabricava espeto para vender aos sábados". De profissão oficial tem dezoito anos (2015) com pintura industrial.

Depois de seis anos de namoro casou-se com Rosane Schunck em 22 de dezembro de 2001 e foi morar na casa que construíram aos fundos da casa do sogro, em Sapiranga-RS.

                                   Foto do arquivo pessoal de Alex Maringá (2001)

Em 2008 veio trabalhar em Maringá-PR. A família (Rosane Schunck e os filhos) ficou em Sapiranga-RS mais dois anos.

Em 2012 ele contou que teve um curso de danças gaúchas de salão gratuito na cidade de Maringá, em algumas Paróquias, e ele e sua esposa participaram na Paróquia Santa Isabel de Portugal, na Vila Santa Isabel. E foi assim que aprendeu o estilo de dança de salão ritmos gaúchos ensinado com casal separado, primeiro aprende-se os passos da dança, depois ajunta-se os casais. Os casais ficam enfileirados com os peões de frente para à prenda.

Quando aprendeu a dançar no Rio Grande do Sul, aprendera a dançar já com os casais juntos. A diferença entre os dois cursos de danças gaúchas de salão que fizera, era que no primeiro curso ele aprendeu o Vanerão – a Vanera mais ligeira.

Após este curso ingressaram em outro curso danças gaúchas de salão na Paróquia São Judas Tadeu no Parque das Palmeiras, na metade do curso iniciou-se no mesmo curso como professor auxiliar.

Acabando-se a rodada de cursos de danças gaúchas de salão em Maringá e região, ficou-se em torno de oito a dez meses sem cursos. Foi nesta época que o José Ernesto Tavares ( Diretor social do CTG) de Maringá-PR e seu filho João Milton Walter Tavares tiveram a iniciativa de montar um curso de dança de salão gaúcha. Seu filho já era professor da “Invernada Artística” do CTG ( Centro de tradições Gaúchas).

“Invernada artística” é uma departamento dentro do CTG ( Centro de Tradições Gaúchas) que recria e promove a arte, as tradições e o folclore da cultura gaúcha. É dividida em quatro modalidades: Danças tradicionais, Biriva e Salão; Chula; Música; Causo e Declamação”. (Com informações do site do CTG ( Centro de Tradições Gaúchas de Maringá-PR).

Alex Maringá era conhecido na cidade, pois tinha um “Grupo de Amigos, Ritmo Gaúcho”, criado em 29 de junho de 2013. “Um grupo que se reunia sempre para dançar e também em outros eventos”. Quando o grupo se formou tinham em torno de dez casais e hoje (2015) o grupo permanece e tem doze casais. O grupo ia aos bailes direto no  CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Maringá.  Num certo dia destes bailes conforme disse Alex, Tavares chamou-o para formar o grupo de danças gaúchas de salão, juntamente com seu filho. E desta forma iniciou-se os cursos.

Em 2013 montaram-se os cursos de danças gaúchas de salão gratuitas nos seguintes salões das Paróquias católicas, uma na Paróquia São José Bonifácio, em Cidade Alta e outra na Paróquia São Silvestre, no Jardim São Silvestre. Nestes primeiros cursos formaram-se trinta e nove formandos – sendo dezenove casais e uma prenda. João Milton Tavares é professor de dança regulamentado, ele ministrava às aulas e Alex era (professor auxiliar). O baile de formatura das turmas foram realizadas no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Maringá, compareceram no total quatrocentos e trinta pessoas no baile de formatura.

Em maio de 2014 abriram-se outros cursos de danças gaúchas de salão nos salões das Paróquias dos seguintes bairros: Paróquia Santa Isabel de Portugal -Vila Santa Isabel, Paróquia São José Operário - Jardim Operária, Paróquia Santa Rita de Cássia -Parque Itaipu e na Paróquia do Jardim Liberdade todos de Maringá-PR e também em uma Paróquia de Doutor Camargo. No baile de formatura em 02/08/14 no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Maringá-PR compareceram oitocentas e oitenta e cinco pessoas destes cento e vinte formandos. Neste curso João Milton Tavares se afastou para trabalhar em Brasília, e Alex Maringá assumiu como professor oficial.

                                 Foto do arquivo Pessoal de Alex Maringá (Agosto de 2014)

Em julho de 2014 iniciaram-se outros cursos de “dança de salão ritmos gaúchos e bandas” nos salões das seguintes Paróquias: Paróquia Nossa Senhora das Graças, centro de Sarandi-PR,  Paróquia  São Francisco de Assis - Jardim Alvorada, Paróquia  Santa Rita de Cássia - Parque Itaipu, Paróquia São Miguel Arcanjo - Jardim Aeroporto, todas pertencentes à Maringá-PR,  Paróquia Santo Cura D’ars -  Paiçandu-PR e no Salão Gralha Azul em Doutor Camargo. Realizando Dois bailes de formaturas destas turmas, um dia 14/11/2014 com cento e sessenta formandos. Dentre os formandos dez casais de crianças da Paróquia Santa Rita de Cássia, do Parque Itaipu.  Alex disse que teve a iniciativa de ensinar as crianças a dançarem ritmos gaúchos e teve a aprovação de Marcos Boggo ( ministro da Paróquia). E outro baile de formatura no dia 29/11/14 com cento e dez formandos. 

Ensaio em (08/11/2014) no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Maringá para o baile de formatura do dia 14/11/2014


                                   Fotos do arquivo pessoal de Alex Maringá

Baile de Formatura dia 14/11/2014.


                                                  Crédito Fotos: Aldemar Gomes

Baile de formatura do dia 29/11/14.

                                    Foto do arquivo pessoal de Alex Maringá

Em 2015 iniciou-se mais um curso de dança de salão ritmos gaúchos e bandas na AFMM (Associação dos funcionários municipais de Maringá), iniciando-se com quarenta casais inscritos.

                                           Crédito Foto: Marcelo Mazarão

Após a quaresma deste ano, o Grupo dança de salão ritmos gaúchos e bandas”  retomam as suas atividades dançantes nas Paróquias de Maringá e região.  E dia 18 de fevereiro o mesmo curso inicia-se na Estância Gaúcha.

O “Grupo de dança de salão ritmos gaúchos e banda” é autônomo e há dois anos leva a tradição da dança de salão gaúcha para as Paróquias de Maringá e região. Integrantes do grupo: Alex Maringá, Rosane Schunck, Lucas Schunck, Maiara Schunck, Ana Paula Pereira, Lucas Nascimento e Polyanna Thamyres.

                         Montagem de Fotos ( Arquivo pessoal dos integrantes do grupo)

Ritmos de danças gaúchas de salão e bandas ensinados: Valsa , Marchinha, Xote, Milonga, Rancheira,Vaneira, Bugiu, Polonaise.

O Curso é gratuito, sendo necessário à venda de seis ingressos (para à custa) do baile de formatura.
 ____________________________________________________________________

Alex Rodrigues ressalta: “A dança une bastante a família e faz amizades”. 
_____________________________________________________________________

O casal Alex Rodrigues e Rosane Schunck recebeu do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Rincão Verde de Maringá em 2014 o título de “Casal Tradicionalista”. 

                      Montagem de  Fotos do Arquivo pessoal de Alex Maringá (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem!